Edital do MEC

Nos próximos meses o MEC – Ministério da Educação e o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgarão aos candidatos o Edital Enem 2019.

Neste artigo os estudantes interessados em participar do exame poderão conferir informações e novidades sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, como regras, datas de inscrições, provas e resultados e como obter isenção do pagamento da taxa de inscrição do exame.

O Enem, aplicado pela primeira vez em 1998, inicialmente tinha o simples objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio da rede pública no país.

Porém, nos últimos anos, com a criação do Novo Enem, o exame passou a ter um papel ainda mais fundamental na vida dos estudantes.

Atualmente, através da nota obtida no Enem é possível se inscrever no Prouni – Programa Universidade Para Todos, Sisu – Sistema de Seleção Unificada, concorrer a bolsas no exterior pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, obter financiamento estudantil através do Fies e até mesmo obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio.

Justamente por contarem com tantas oportunidades que os estudantes buscam com antecedência por novidades e informações sobre o exame, principalmente sobre inscrições e Edital Enem 2019.

Inscrições e Edital Enem 2019:

O Edital Enem 2019 que estabelecerá todas as regras e datas do exame. Sua divulgação deve ocorrer já no início de abril, já que as Inscrições Enem 2019 devem estar disponíveis a partir da metade do mês de maio, se estendendo até o início de junho.

Até o momento a única mudança aguardada para o Enem 2019, mas ainda não confirmada, é a respeito da aplicação digital da prova.

O Ministro da Educação, Cid Gomes, revelou recentemente que pretende transformar o exame em uma versão online. Por enquanto, porém, nada passa de especulações.

Os estudantes precisarão acessar a página para efetuar a inscrição. Será cobrada uma taxa de R$ 35,00, mas de acordo com o edital alguns estudantes serão automaticamente isentos deste pagamento e outros poderão solicitar isenção através da declaração de carência (Veja Isenção no Enem 2019).

As provas devem ser aplicadas em novembro e os gabaritos serão divulgados em até três dias após a aplicação do exame.

O resultado Enem 2019, porém, será divulgado somente entre a metade de dezembro e o início de janeiro do ano seguinte, quando os estudantes poderão começar a utilizar suas notas nos programas do Governo Federal.

Em breve traremos mais novidades sobre o Enem 2019. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *