Controle e fiscalização do trânsito pelo Brasil

Para facilitar o controle e fiscalização do trânsito pelo Brasil, já que é um país muito extenso em termos de área, o Governo decidiu dividir essas funções em jurisdições, neste caso, cada Estado é responsável pela legislação e as formas de atuação desta em sua jurisdição.

O órgão que foi designado para tal missão é o Departamento Estadual de Trânsito, popularmente conhecido como DETRAN, que é um órgão do Poder Executivo e que geralmente possui um regime de Autarquia e autonomia financeira. Tal preceito é permitido através da constituição Federal de 88, onde prevê a criação de autarquias de administração indireta, mas sempre sob supervisão das administrações diretas.

Se você irá adquirir um carro deve levar em consideração os impostos cobrados dos proprietários, como por exemplo o DPVAT 2019 Rio de Janeiro.

No Amazonas, extenso estado da Região Norte do país, o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos constituintes do trânsito é o DETRAN-AM. A missão principal deste departamento envolve cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito de uma forma geral, controlar o processo de formação de condutores e de todas as documentações que envolvam os veículos do Estado, além de promover a educação para o Trânsito, tanto dos condutores quanto de pedestres, tendo como principal objetivo um trânsito mais seguro, pacifico e harmônico, tendo em vista que a maioria dos acidentes vem devido à falta de conscientização e educação, acidentes que poderiam ser possivelmente evitados.

Em sua grande estrutura, Detran Amazonas conta com vários postos de atendimento avançado espalhados por diversas cidades ao longo do Estado, além de contar também com as populares CIRETRANS e os postos que possuem convênio com o Departamento, como os despachantes que cuidam da documentação dos veículos registrados no Estado.

A sede do departamento se encontra no endereço localizado na Rua Recife, número 1800, no bairro Nossa Senhora das Graças, na capital do estado Manaus. O horário de funcionamento e de Atendimento ao Público vai das 8hs às 14hs. O Departamento de Trânsito do Amazonas possui uma facilidade muito grande para estabelecer contato.

Por telefone, para falar com a ouvidoria do departamento basta discar (92) 3642-4034, e para falar com o disque DETRAN basta discar 154 ou (92) 3642-3355. Pela Internet o contato ainda é mais rápido e fácil. Além do e-mail da ouvidoria, que é ouvidoria@detran.am.gov.br, o cidadão poderá acessar informações e praticar consultas pelo site do departamento, onde para acessá-lo, basta acessar o endereço eletrônico www.detran.am.gov.br.

O estado de documentação e informações sobre veículos são facilmente encontradas e respondida através do site. Informações sobre IPVA, DPVAT e Licenciamentos também podem ser encontradas no site. Quem se preocupar no custo, saiba que a consulta feita através da Internet não tem custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *